Profissional Liberal

Profissão liberal, saiba o que é e como se tornar um

Você já ouviu falar em profissão liberal?

Sem dúvida, essa é a alternativa perfeita para quem gosta de trabalhar por conta própria. Se pode buscar flexibilidade em horários.

Há dúvidas sobre como ser um profissional liberal. Então, leia esse artigo para saber mais sobre a profissão.

Basicamente, a profissão liberal permite que você tenha liberdade e flexibilidade no dia a dia.

Dessa forma, te dá liberdade para gerenciar os seus horários e organizar o seu dia.

Em geral os profissionais liberais são:

  • Profissionais da saúde;
  • Consultores financeiros;
  • Gestores;
  • Professores;

Assim sendo, o profissional liberal prefere trabalhar por conta própria. E não terá carteira assinada ou benefícios comuns de uma CLT.

Certamente, isso trás inúmeros benefícios para o liberal pois há diversos benefícios como:

  • Faz o seu horário de trabalho
  • Cria sua rotina
  • Precifica a sua função

No entanto, a profissão liberal exige muita disciplina. Além disso, precisa de algum conhecimento especifico para prestar serviço.

  • Formação universitária;
  • Cursos técnicos;
  • Ensino profissionalizante;
  • Cursos e treinamentos com certificado.

Vantagens e desvantagens

Sem dúvida os profissionais liberais têm chance de ganhar muito mais dinheiro do que os trabalhadores de carteira assinada. Pois, não estão sujeitos a nenhum tipo de teto salarial.

O lucro do profissional liberal está ligado a:

  • Capacidade de produção;
  • Organização de tempo e produção;
  • Competitividade com o mercado.

Assim, quem produz mais e melhor, possui vantagem. Então, antes de ser um, é necessário compreender que o chefe é você. Assim, se você não cumprir metas irá perder clientes.

Ao passo que outras preferem gerenciar o seu próprio negócio.

Logo, antes de fazer a sua escolha avalie com cuidado as vantagens e desvantagens listadas a seguir:

Vantagens

  • Não há hierarquia.
  • E o profissional liberal é o seu próprio chefe;
  • Grande flexibilidade de horários;
  • Facilidade de atendimento;
  • Liberdade para gerenciar a carreira;
  • Não há dependência do mercado
  • O profissional cria suas oportunidades;
  • Maior possibilidade de lucro;
  • Possibilidade de trabalhar em casa ou em escritório próprio;
  • Liberdade para investir e expandir o negócio.

Desvantagens

  • Não há garantia de renda fixa;
  • Não há seguro para acidentes;
  • Ser o único responsável por todos os aspectos do empreendimento (marketing, finanças, administração).

Diferença entre Liberal e Autônomo

Muitas pessoas associam a profissão liberal com os trabalhadores autônomos. Pois, apesar de existir diferenças importantes, há muita coisa em comum.

Por exemplo, ambos trabalham por conta própria e são os únicos responsáveis por seu sucesso. Assim, precisam ser ótimos gestores e ter boa produtividade.

O planejamento para seguir na profissão deve ser bem feito. Ser liberal é fazer a sua renda, e um mês poder ser bom e outro não. Logo, é necessário ter na ponta do lápis tudo que se gasta ou fatura.

Porém, ao contrário dos profissionais liberais, os autônomos não precisam de formação alguma. Assim o conhecimento de vida já lhe abre oportunidade de negócio.

Nesse sentido, as principais atividades realizadas pelos trabalhadores autônomos são:

  • Comerciante;
  • Esteticista;
  • Diarista;
  • Taxistas;
  • Pintor;
  • Auxiliar de construção;
  • Freelancers.

Fonte: https://administradores.com.br/

Se você tem dúvidas sobre este assunto entre em contato com a nossa contabilidade, podemos auxiliar e tirar todas as suas dúvidas.

confira 4 métodos que podem tornar seu negócio mais lucrativo

Confira 4 métodos que podem tornar seu negócio mais lucrativo

Antes de tudo, sabemos que abrir uma empresa é um sonho de muitos empreendedores. Quando finalmente conseguem seu espaço no mercado para oferecer produtos e serviços, acabam percebendo que a lucratividade não está considerável para o negócio.

Dessa forma, gera-se o descontentamento empresarial, pois muitos empreendedores não possuem o conhecimento e a técnica necessária para conseguir aumentar seus rendimentos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e confira 4 métodos de sucesso que podem oferecer maior lucratividade ao seu negócio.

1. Atente-se aos custos fixos

Analisar a dimensão de seus custos fixos em relação ao tamanho do seu negócio pode demonstrar se há gastos excessivos em determinado processo. É importante perceber que, caso haja gastos excessivos em relação ao caixa financeiro, sua margem pode estar sendo comprometida.

Verifique processos e maquinários obsoletos que não contribuem para a competitividade do seu negócio e faça uma “limpeza”, a fim de cortar gastos e utilizar apenas o necessário para a produção.

2. Conheça os seus clientes

De nada adianta projetar lucros futuros, se suas estratégias de vendas não estão sendo eficientes. Para que seus rendimentos financeiros aumentem, é preciso entender o comportamento de consumidores que tenham todo o potencial para comprar de você.

Avalie suas dores, necessidades, reação à oscilação de preços e, principalmente, suas principais objeções. Com todos esses dados coletados, você será capaz de contribuir para uma excelente experiência de compra pelo seu cliente, aumentando ainda mais o seu lucro.

3. Gerencie o seu estoque

Outro ponto interessante que pode estar comprometendo o seu caixa financeiro é justamente a falta de uma gestão na área de estoque. Afinal, se o negócio está crescendo em produção, a tendência é que mais produtos cheguem à empresa, tanto para contribuir com o processo produtivo, quanto para diversificar o portfólio.

Para que você possa gerir o seu lucro da maneira correta, busque administrar o seu estoque de forma consciente, observando os gastos e percebendo se estão de acordo com as demandas necessárias.

4. Analise a sua concorrência

Com o crescente desenvolvimento tecnológico, as empresas estão buscando formas cada vez mais práticas de gerar competitividade no mercado. Por isso, é crucial que você observe o comportamento de seus concorrentes, bem como suas estratégias, modo de vendas, captação e demais processos que afetam diretamente — e de forma positiva — o seu lucro.

Se inspire em estratégias externas e aplique-as em seu negócio de maneira ainda mais eficiente e valorosa. Se possível, use a tecnologia ao seu favor para automatizar processos e a melhorar a condução das atividades internas.

Além de você reduzir custos com maquinário, capital humano ou até mesmo processos excessivamente manuais, seus clientes irão perceber a qualidade de seu produto ou serviço oferecido.

Conforme vimos, a lucratividade representa a saúde da empresa e como ela é conduzida. Entender e aplicar os métodos para prover melhorias contínuas é fundamental para gerar estabilidade do negócio no mercado. Fazendo isso, você estimulará uma cultura de inovação no seu ambiente interno, obterá melhorias contínuas e descobrirá processos ainda mais eficientes para gerar lucro.

2 dicas de ouro para novos empreendedores

Quem já trilhou os caminhos do empreendedorismo sabe que essa é uma jornada desafiadora e que exige perseverança. Ainda assim, pesquisas mostram que mais da metade da população brasileira tem vontade de ser dona do seu próprio negócio.

Aprender com os erros alheios e coletar o máximo de informações baseadas no know-how de pequenos e médios empreendedores são passos fundamentais principalmente para os que querem entrar nesse mundo pela primeira vez e têm de lidar com a falta de experiência.

Sendo assim, resolvemos fazer um compilado com pontos importantes para quem vai abrir uma empresa. São 2 dicas de ouro para novos empreendedores. Confira!

Comece antes e aperfeiçoe depois

Muitos empresários dizem que se tivessem ouvido essa dica desde o início, eles teriam errado antes, arrumado o necessário e, portanto, acertado antes também. E hoje provavelmente estariam ainda melhores do que estão. Afinal, normalmente levam alguns anos até que uma empresa comece de fato a dar lucro.

Por isso, a primeira dica de ouro é: comece o quanto antes e vá ajustando o seu produto ou serviço e outros aspectos da empresa com o tempo e a experiência. Isso é especialmente válido para os mais jovens, por causa do custo-oportunidade, uma vez que eles, geralmente, ainda não têm a responsabilidade de se bancar ou sustentar uma família. A verdade é que dificilmente o primeiro negócio dá certo logo de cara, portanto, só comece.

Colocar as ideias no papel, fazer um plano de negócios e pensar nos detalhes são, sim, uma etapa importante. Mas o ideal é que, com isso feito, você já parta para a ação e comece o seu negócio na prática, seja lançando uma versão beta do seu produto ou abrindo a empresa para valer.

Sempre aparecerão melhorias a serem feitas e, portanto, às vezes pode parecer difícil tirar o projeto do papel, mas tenha em mente que a perfeição vem com o tempo, no trabalho diário.

Nessa primeira fase, é preciso ser observador e ter agilidade para identificar os pontos fortes a manter, as falhas para ajustar e as oportunidades de melhoria. Lance primeiro e refine depois.

Esqueça as idealizações e empreenda de acordo com o seu perfil

Esqueça a ideia de que ser empreendedor tem a ver com liberdade, de que não há horário fixo para trabalhar e chefe para responder, com ganhar muito dinheiro e viver uma rotina que pediu a Deus. Desapegue dessas meias verdades e da glamourização do empreendedorismo.

Da mesma forma, lance o seu negócio com a mente aberta para realizar quaisquer mudanças que sejam necessárias, mesmo que, no final, resulte numa empresa ou produto totalmente diferente da sua ideia inicial. Saiba que na sua empresa você não precisa oferecer, necessariamente, algo que faça parte do seu dia a dia.

Nessa mesma linha de raciocínio, vem a nossa última dica de ouro e que é imprescindível para quem vai decidir o mercado em que vai atuar: escolha um tipo de empreendimento que vá ao encontro do seu perfil. Você está disposto a correr riscos? De quais proporções? Que tipo de negócio atenderia às suas necessidades pessoais e profissionais?

São perguntas-chave que podem fazer você continuar firme na sua ideia de negócio ou opte, por exemplo, por investir numa franquia. Conhecer o seu perfil e os seus interesses, sem dúvida, é um dos primeiros passos para fazer as escolhas certas ao empreender.

Brasil tem recorde de Empreendedores

Brasil tem recorde de Empreeendedores

Os efeitos da pandemia no empreendedorismo do Brasil têm sido significativos. Nesse post, vamos falar sobre isso!

Em meio à crise trazida pela pandemia, o Brasil registrou o maior número de empreendedores de sua história, com pelo menos 1,4 milhão de novas empresas até o mês de junho, segundo dados do Sebrae.

Por mais controverso que pareça ser, a verdade é que esse aumento é um reflexo da pandemia, afinal, o alto nível de desemprego fez com que as pessoas buscassem uma nova fonte de renda no empreendedorismo.

Nesse meio, os números de microempreendedores (MEI) surpreendem: até o mês de setembro, foi registrado um crescimento de 14,8% no número de MEIs, comparado ao mesmo período de 2019. Agora, o Brasil conta com aproximadamente 10,9 milhões de microempreendedores.

Então, é possível dizer que o empreendedorismo atual está caminhando para novos destinos e esses impactos provavelmente serão muito relevantes para o país.

Quer diminuir os seus encargos tributários? Saiba como!

Quando se fala em empreendedorismo no Brasil, a alta carga tributária é o primeiro ponto que vem à cabeça de todos que estão começando. Isso é um fato e é essencial conhecer a fundo para não entrar em uma furada.

Abrir uma empresa e geri-la não é uma tarefa simples, mas com experiência e dedicação é possível atingir grandes feitos. Dessa maneira, criamos um conteúdo objetivo para você que quer diminuir os seus encargos tributários com alguns tópicos essenciais que precisam ser compreendidos o quanto antes.

Confira!

Comece com planejamento fiscal

Em qualquer modelo de gestão o planejamento fiscal é essencial para se atingir o sucesso. Isto é, conhecer os regimes do sistema tributário nacional e compreender qual melhor descreve a empresa.

SIMPLES Nacional foi um grande facilitador para o empreendedor, principalmente para microempreendedores individuais (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Já o Lucro Presumido e Lucro real são para as empresas mais consolidadas.

Cada empresa possui as suas necessidades, o seu valor no mercado e o seu modelo de negócio, de modo que é essencial contar com uma assessoria especializada para definir a melhor tributação.

Terceirize funções alheias ao negócio

A terceirização pode ser a chave não apenas para reduzir encargos tributários, mas também custos no geral. Uma pizzaria, por exemplo, deve sempre estar limpa e em ordem, mas a limpeza não é o serviço comercializado no estabelecimento, portanto é um setor passível a terceirização. Mas e o que isso tem a ver?

Tudo!

Se esse setor não é prioritário no negócio e pode ser desempenhado por outros colaboradores dentro do seu expediente, não é necessário contratar ainda mais mão de obra, o que consequentemente aumentaria os custos previdenciários e contribuições.

Conheça os benefícios fiscais

Benefícios fiscais são isenções ou reduções em alíquotas de impostos específicos, sendo o Imposto de Renda o mais comum. Tais vantagens são legalmente obtidas quando o empresário se compromete a cumprir alguns critérios, sendo os mais comuns:

    • Aderir a programas do Governo Federal, estadual ou municipal;
    • Investir em determinados setores da economia;
    • Estímulo a atividades socioculturais (dependendo da região), entre outros.

Tais benefícios podem fazer uma grande diferença no fechamento de caixa da empresa. No entanto, é preciso saber que normalmente envolvem algum investimento, de modo que cada caso é um caso.

Investigue a sua empresa a fundo

É essencial em qualquer circunstância conhecer o próprio negócio, e por mais óbvio que pareça, muitos gestores deixam isso de lado. O fluxo de caixa, por exemplo, é valioso para compreender a saúde da empresa, mas não deve ser analisado sozinho.

Tendo na ponta do lápis tudo o que o negócio faz, serve ou comercializa dá ao gestor informações importantes para definir os rumos que deve tomar. Sem isso, pode se perder no caminho.

Fique atento a prazos, entrega de documentos e outros encargos fiscais. Assim, você evita multas, juros ou problemas ainda mais sérios com a justiça.

O direito tributário pode ser complexo, mas com muito esforço é possível encontrar maneiras de reduzir tais custos do seu negócio em conformidade com a lei.

5 erros do Empreendedorismo

Começando no mundo do empreendedorismo?

É importante ficar atento para não acabar cometendo erros e cair no prejuízo, portanto, separei os erros mais cometidos para que você possa tomar muito cuidado:

1. Querer fazer tudo de uma vez: um dos grandes erros é que muitos empreendedores querem fazer tudo com pressa, mas lembre-se que a pressa é a grande inimiga da perfeição.

2. Não ficar atento às finanças do negócio: muitas empresas fecham porque vão a falência, é importante estar atento principalmente na parte financeira, visto que ela pode mudar o negócio todo.

3. Não fazer o fluxo de caixa: o fluxo de caixa é essencial para que você tenha todo o controle da entrada e saída de dinheiro da empresa.

4. Misturar a vida pessoal com a profissional: você tem que focar apenas no trabalho quando está trabalhando e focar na sua vida quando está em casa, misturar os dois pode dar uma grande dor de cabeça.

5. Não focar no cliente: lembre que o cliente vem em primeiro lugar então foque em conquistá-lo, pois aí sim sua empresa vai para frente.

Muita atenção para não cometer estes ERROS, vá com calma, tenho certeza que você vai se dar bem no mundo dos negócios!

Entenda as causas mais comuns para o fechamento de uma Empresa

Entenda as causas mais comuns para o fechamento de uma empresa

Abrir um negócio é o sonho de muita gente, mas, para que o plano saia do papel, se concretize e tenha sucesso, é preciso que algumas medidas importantes sejam tomadas por parte do empreendedor.

Portanto, ter apenas um bom investimento financeiro, uma boa equipe de trabalho e produtos e serviços de qualidade, não são suficientes. É preciso, então, ir além e apostar em planejamento e gestão efetiva.

Por isso, nesse post iremos falar sobre algumas estatísticas do mercado brasileiro e quais medidas devem ser tomadas para que a sua empresa não feche e que tenha, dessa forma, uma vida longa e de muito sucesso. Confira!

ALGUMAS ESTATÍSTICAS DAS FALHAS NO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Conhecer alguns números referentes às falhas nos negócios brasileiros é fundamental para saber onde não errar e ter sucesso no seu negócio.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, em torno de 24% das novas empresas fecham antes mesmo de completarem dois anos de existência no mercado.

Além disso, o percentual de empresas que não atingem nem os quatro anos de existência e funcionamento é alarmante, chegando a 50% do total.

Por isso, conhecer qual o perfil dos clientes, saber a respeito da importância do capital de giro para o funcionamento do negócio e conhecer ainda o perfil dos concorrentes são os primeiros passos para a sua empresa não ser parte dessas estatísticas.

O QUE EU PRECISO FAZER PARA TER SUCESSO EM MEU NEGÓCIO?

Para que você consiga manter o seu negócio funcionando corretamente e ainda ter uma longa vida dentro do mercado, é preciso tomar algumas medidas. Confira a seguir:

– TER UM PLANO DE NEGÓCIOS: muitas empresas não realizam um plano de negócios detalhado, com todas as informações importantes do empreendimento para obter sucesso na trajetória.

Portanto, para conseguir prosperar em seu negócio, invista em um bom plano de negócios!

– GESTÃO FINANCEIRA: outro erro muito cometido por empreendedores que acabam tendo que fechar o seu negócio é a falta de uma gestão financeira eficaz.

Ter controle sobre o seu negócio é fator fundamental para um bom e longo funcionamento. Por isso, invista em planejamento financeiro, busque detalhar e definir todas as informações necessárias para se ter um bom fluxo de caixa e saiba tudo o que entra e sai do seu negócio.

– COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR: muitas pessoas acreditam que abrir o negócio é o suficiente para ser um bom empreendedor.

Por esse motivo, muitas empresas acabam fechando com pouco tempo de vida. Por isso, sempre mantenha o comportamento empreendedor, inovando, conhecendo a área de atuação e se atualizando no mercado.

– IDENTIDADE DO NEGÓCIO: muitas empresas não obtêm sucesso e acabam fechando por não oferecerem inovação, por não terem diferencial no mercado e por não terem uma identidade própria.

Por isso, faça sempre pesquisa de mercado para ver o que há disponível e invista em inovação, ofereça algo que o mercado ainda não tenha e surpreenda os seus clientes, sendo diferente, transformador e único!

Portanto, se você possui um negócio e deseja ter sucesso, estando sempre presente no mercado de forma única, essas foram algumas dicas para que você realize e mantenha esse sonho vivo!

Novas formas de fazer negócio: 4 dicas para reinventar sua empresa

Perda de clientes, queda na receita, aumento de inadimplência, dificuldades para pagar os salários, despesas, dívidas. Essas são preocupações constantes, principalmente com a pandemia de COVID-19. Como lidar com essas coisas e manter a empresa funcionando? Em muitos casos, a solução é encontrar novas formas de fazer negócio e se reinventar.

Como as pequenas empresas são afetadas pela crise

As micro e pequenas empresas representam 99% do total registrado no Brasil, de acordo com o Sebrae. São elas as que mais estão sofrendo com a crise e também as que ficam mais vulneráveis à recessão econômica, quando o poder de consumo cai e, consequentemente, as vendas. Alguns setores são mais prejudicados do que outros, mas todos precisam encontrar estratégias para manter o negócio rodando.

Em um primeiro momento, as pequenas empresas sentiram os efeitos das medidas de prevenção para evitar o contágio pelo novo coronavírus e proteger a saúde de todos. O fechamento da maioria dos estabelecimentos e o isolamento social exigiu adaptações e estratégias para manter empregos, pagar as contas e lidar com inadimplência dos clientes, por exemplo. Porém, as ações de emergência podem não ser suficientes para sustentar os negócios a partir da retomada.

Isso porque o cenário já não é mais o mesmo de antes da pandemia. Tudo mudou, e os negócios têm o desafio de se reinventar para passar pela crise. Algumas tendências já ganharam força e é preciso entender o momento para encontrar novas formas de fazer negócio. Confira a seguir algumas dicas.

4 dicas para encontrar novas formas de fazer negócio

1. Dê atenção às mudanças

A pandemia transformou o mundo. Para encontrar novas formas de fazer negócio, a primeira coisa a fazer é acompanhar as mudanças e ficar atento às novas demandas. Assim, é possível aproveitar as oportunidades e adotar outras formas de geração de renda.

As mudanças estão ocorrendo em diversos sentidos: na forma de oferecer o serviço, no comportamento dos consumidores e nas exigências de consumo.

Algumas empresas encontraram soluções rápidas e criativas. Muitos restaurantes, por exemplo, se reorganizaram para fazer entregas. Lojas físicas criaram e-commerces e investiram na divulgação dos produtos pelas redes sociais.

Os consumidores também mudaram o padrão de consumo: passaram a valorizar mais os negócios locais, produtos sustentáveis, práticas éticas e engajadas. Além disso, estão buscando serviços e produtos personalizados, que entreguem exatamente o que eles necessitam. O atendimento rápido pelas redes sociais e WhatsApp, por exemplo, também se tornou uma exigência, assim como formas facilitadas de pagamento.

2. Faça uma análise de mercado

A análise de mercado é sempre importante. No entanto, neste cenário de crise e incertezas, ela é fundamental. Acompanhar as notícias no nicho de mercado que a empresa atua ou pretende atuar pode trazer boas ideias e ajudar a criar novas formas de fazer negócios. Uma dica é utilizar ferramentas gratuitas à disposição na internet para entender melhor o público que você deseja atingir, como os formulários do Google que você poderia enviar por Whatsapp aos conhecidos ou divulgar em suas redes para obter uma amostragem de respostas mais ampla.

Outra dica importante é participar de eventos online, como LIVEs e Webinars, que têm ocorrido agora com mais frequência, para ficar por dentro das discussões e soluções que dão certo, e se inspirar.

Além disso, analisar o contexto de mercado é crucial se a empresa estiver buscando inovar. Alguns setores estão em alta: exercícios em casa, delivery, marmitas, compras online, decoração e construção, facilidades para home office, pets e alimentação são alguns exemplos. Aproveitar a chance para ressignificar os negócios ou colocar os planos em prática pode ser uma boa estratégia.

3. Invista em capacitação

Aprimorar os conhecimentos também é uma forma de encontrar saídas para a crise. Participar de eventos, fazer leituras técnicas e cursos online são algumas formas de se capacitar e se preparar para enfrentar o desafio de remodelar o negócio. Gestão, vendas, inovação, criatividade, tecnologia – todos os temas são relevantes para nutrir e expandir as ideias.

Também vale a pena investir na capacitação dos funcionários. Isso porque o atendimento e a qualidade do serviço têm um grande impacto na experiência dos clientes, e são um diferencial. Com a concorrência acirrada, quem tiver uma equipe bem preparada sairá na frente.

4. Use tecnologia a seu favor

A tecnologia é, com certeza, uma das maiores aliadas na inovação dos negócios. Elas colaboram para otimizar processos, aumentar a produtividade, reduzir custos e oferecer serviços de qualidade para os clientes. Logo, buscar soluções tecnológicas é indispensável neste momento.

Isso vale para softwares e plataformas digitais que automatizam tarefas e fazem análises complexas, para equipamentos de qualidade que oferecem alto desempenho e também para soluções que conferem um uso mais eficiente de energia para redução de custos.

É importante ressaltar que a inteligência artificial é uma das maiores tendências e pode ser aproveitada em diversas áreas, da segurança à análise de dados de consumo. Acelerar a adoção dessas tecnologias pode colaborar para diminuir os impactos da crise.

E então, o que você achou das dicas? Esses são alguns caminhos para encontrar novas formas de fazer negócio e se reinventar.

 

Fonte: https://blog.empreendors.com.br/

Você sabia que é possível abrir uma empresa sem sair de casa?

A burocracia brasileira não é novidade para ninguém. Principalmente, para quem está tentando abrir uma empresa. São necessários uma série de documentos, laudos e autorizações que devem ser estregues em órgãos municipais, estaduais e federais. Porém, tirar um CNPJ ficou mais simples com os avanços da tecnologia. Hoje é possível abrir uma empresa sem sair de casa.

Toda empresa regular precisa de um CNPJ (CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA). Esse número único funciona como o registro da empresa na Receita Federal. Ele pode ser explicado como o “CPF do seu negócio”.

Somente com um número de CNPJ a empresa conseguirá emitir notas fiscais, abrir contas em bancos, conseguir empréstimos e contratar funcionários. Além disso, é a partir desse número que a Receita realiza suas fiscalizações, principalmente, em relação aos impostos.

Abrir uma empresa sem sair de casa

Abrir uma empresa não é algo simples. Exige preparação, pesquisa e aporte financeiro. Às vezes, no meio dessa correria, o empreendedor não consegue tempo para ir até a Receita e dar entrada na papelada do CNPJ.

Porém, existe uma solução. O site da Receita Federal disponibiliza o aplicativo Receitanet. Através dele as pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio conseguem obter o CNPJ sem precisar ir até o prédio da Receita ou enfrentar filas enormes.

O processo é bem simples. O empreendedor que vai abrir uma empresa precisa de um computador com acesso à internet. Além disso, é necessário ter em mãos toda a documentação exigida para o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Dessa forma, basta seguir esse passo a passo:

1- Acesse o site da Receita Federal e baixe o Receitanet;

2- Instale o programa no computador;

3- Abra o Receitanet e acesse a opção “Cadastro”;

4- Preencha os formulários com as informações necessárias;

5- Depois de preenchido, clique em “Gravar para a Receita Federal Brasileira”;

6- Acesse o menu documentos e confira as informações e os documentos;

7- Quando tudo estiver certo clique na opção “Transmitir via Internet”.

Dicas para abrir uma empresa sem sair de casa

Antes de acessar o programa Receitanet é preciso ter algumas informações em mãos. Dessa forma, o cadastro fica mais fácil.

Primeiro, identifique em qual tipo sua empresa se encaixa. MEI; LTDA ou Sociedade Anônima. O tipo de empresa vai depender da quantidade de sócios e sua relação com o negócio.

Segundo, defina corretamente seu ramo de atividade de acordo com Classificação de Atividades Econômicas. Caso a empresa realize atividades diferentes daquelas cadastradas na Receita, ela poderá ser multada, interditada e, até mesmo, fechada.

Terceiro, tenha todos os documentos em mãos. Para obter um CNPJ serão necessárias algumas documentações como, o Número de Identificação do Registro da Empresa, Contrato Social e Registro na Junta Comercial.

Quarto, mas não menos importante, saiba em qual regime de tributação sua empresa estará inserida. A empresa pode ser cadastrada no Simples Nacional, no Lucro Presumido e no Lucro Real.

Cada regime tributário desse possui seu teto de faturamento e alíquotas de impostos diferentes. Portanto, o regime tributário adequado garante um pagamento justo de impostos.

Mesmo que seja possível abrir uma empresa sem sair de casa, ainda assim, é necessário ter a ajuda de um contador. Somente com uma orientação especializa você conseguirá todos os documentos necessários, além de avaliar corretamente qual o plano tributário ideal para a sua empresa.

A evolução da contabilidade na era digital

A evolução da contabilidade na era digital

O serviço contábil é visto como um trabalho burocrático por muitas pessoas. Muita gente ainda imagina um ambiente parecido com o de repartições, com pessoas engravatadas acumulando papéis com guias para pagar e outros documentos. Não é de hoje que isso mudou. A era digital trouxe muita evolução à contabilidade, e ela não para de acontecer.

Todas as profissões estão presentes no mundo digital e vêm passando por transformações. A contabilidade não é diferente. Um dos responsáveis, no entanto, é o próprio governo, que encabeçou uma série de exigências que fizeram profissionais e escritórios migrarem para a contabilidade online.

As exigências da era digital

A evolução da contabilidade na era digital chegou junto com o SPED. Já ouviu falar? É o Sistema Público de Escrituração Digital, regido pela Receita Federal. Este sistema integra as principais obrigações contábeis das empresas, que antes podia ser feita de forma manual. Ou seja, agora o trabalho é todo digital, inserindo os escritórios neste mundo.

Nota Fiscal Eletrônica, e-Social, Escrituração Fiscal e Contábil, dentre outros serviços são feitos todos dentro do SPED.

Isso acelerou ainda mais outra evolução da contabilidade na era digital: os sistemas para gestão contábil. Cada vez surgem mais alternativas para que escritórios e profissionais possam reunir os dados dos clientes e fazer as operações de forma integrada.

Essas medidas aceleram o trabalho e diminuem a burocracia. A automatização dos processos, trazida pela era digital, permite ao contador cuidar de outras necessidades dos clientes, em áreas mais analíticas e menos operacionais.

Se alguém pensava que o profissional contábil seria posto de lado na era digital, pensava errado. Há apenas o favorecimento aos profissionais que conseguem lidar com mais de uma área da contabilidade, além do básico.

A evolução da contabilidade não pode parar

A era digital fez com que a contabilidade evoluísse também na parte organizacional. O intercâmbio de documentos e dados passou para o mundo virtual, de forma segura e prática.

Dessa forma, a papelada só diminui e o fluxo de dados é muito mais rápido. Plataformas como Google Drive, Google Meet, Trello, Genius Scan, dentre outras, trouxe a melhora evolução no fluxo de informações.

Documentos são salvos em nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar. Da mesma forma, a equipe de contabilidade consegue trocar informações por meio de programas e o cliente ainda pode participar de tudo isso!

Por fim, se a evolução da contabilidade na era digital começou no processamento de dados e tarefas, ela agora incorpora outras novidades.

Uma delas é a inserção do marketing digital, como forma de difundir conhecimento e informação, além de atrair novos clientes que estão no mundo online. A contabilidade percebe cada vez mais que está inserida em um mundo digital e que esse processo é irreversível.

O mundo segue mudando e o trabalho contábil precisa ser aprimorado cada vez mais, para diminuir a burocracia e ser mais ágil, atendendo os anseios dos clientes e a necessidades que o mundo moderno traz.

Se impostos seguem cobrados, empresas seguem abrindo e fechando, então a contabilidade será sempre necessária, evoluindo cada vez mais.